Perguntas Frequentes

Algumas dúvidas são comuns antes da realização de exames. Reservamos esse espaço para disponibilizarmos respostas de algumas perguntas recorrentes.  Caso sua dúvida não esteja relacionada, por favor, faça contato conosco pelo nosso SAC (77) 3628-2555.

1 - A água "quebra" o jejum?

Não, porém convém tomá-la com moderação para que o seu excesso não interfira nos exames de urina

 

2 - A coleta da urina de 24 horas necessita de conservante?

Nem todo exame de urina de 24 horas necessita de conservante. Para os que precisam, deve-se solicitá-lo ao Exame e misturá-lo com a urina no coletor apropriado, que também é fornecido.


3 - A urina de 24 horas deve ser armazenada na geladeira?

Adquirir coletor apropriado disponível no laboratório ou garrafa de água mineral. Fazer abstinência de alcool e suplementos vitamínicos por 72 horas. Ao acordar esvaziar totalmente a bexiga. Desprezado esta urina (marcar o horário). a partir daí colher rigorozamente todas as micções, (inclusive a noite) colhendo até o horário que foi marcado no dia anterior. Gardando-a na geladeira. Informar o horário inicial e final da coleta.

IMPORTANTE: é fundamental que seja entregue ao laboratório toda a amostra da urina de 24 horas. Qualquer erro nesta coleta implicará em erros nos resultados. Caso aconteça o esquecer colher alguma micção, interromper a coleta e inica-la novamente. Não colher em garrafa de refrigerante e nem de álcool. Evitar fazer em dias nos quais haja mudança nos hábitos como, exercício físico, stress e etc.

 

4 - Como posso colher a urina do meu bebê?

Existe um coletor especial para bebês fornecido pelo Exame, o coletor deve permanecer no maximo 1 hora na criança, após este período deve ser substituído por outro coletor.

 

5 - O que é um Antibiograma?

Antibiograma é um exame que verifica quais os antibióticos mais indicados para o tratamento da infecção causada pela bactéria isolada no material clínico analisado.

 

6 - Para realizar exame de urina, é necessário aguardar algum tempo caso tenha tido relação sexual?

Além de se realizar uma boa higiene da região genital, é recomendado que se tenha urinado, pelo menos, duas vezes após a relação sexual a fim de se eliminar possível contaminação da amostra com esperma.

 

7 - E para o exame de urina, tem de ser a primeira do dia?

Sim, caso o seu médico solicite. Do contrário, a urina poderá ser colhida em qualquer hora do dia. O ideal para o exame de urina é que esta seja colhida no Exame e em frasco apropriado oferecido pelo próprio laboratório. Se isto não for possível, entregue o frasco no máximo duas horas após a coleta, tendo o cuidado de mantê-lo refrigerado em geladeira no intervalo entre coleta e entrega.

 

8 - Durante a menstruação, pode-se fazer exame de urina?

Não. Deve-se fazer o exame fora do período menstrual. Porém, caso o exame seja urgente, a urina pode ser colhida sem problemas, realizando assepsia no momento do exame e fazendo uso do tampão vaginal para que o sangue não se misture à urina.

 

9 - De que forma gestante deve colher o exame de urina?

A gestante deve colocar o protetor (tampax ou ob) e colher a urina, após este procedimento, deve retirar o protetor e despreza-lo. E levar o recipiente com a urina imediatamente para o laboratório.

 

10 - Cremes e óvulos vaginais interferem no exame de urina?

Sim, mas a amostra pode ser colhida desde que se faça uma higiene adequada da região genital e se use tampão vaginal para evitar a contaminação da amostra.

 

11 - Por que devemos desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer o exame?

O primeiro jato de urina elimina células e secreção que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja contaminado com o que estiver na uretra.

 

12 - Exames que exigem o jejum só podem ser feitos pela manhã?

Nem todos, desde que a pessoa obedeça ao tempo estipulado de jejum.

 

13 - Para fazer teste de gravidez, é necessário jejum?

Não. você pode fazer a coleta de sangue em qualquer horário, basta levar documento com foto.

 

14 - Por que, às vezes, após a coleta do sangue, o local fica roxo?
O hematoma (extravasamento de sangue para fora da veia), embora raro e sem maior conseqüência, é uma reação orgânica que pode ocorrer apesar do empenho do Exame Laboratórios em utilizar os mais avançados materiais e sistemas para obtenção de amostra de sangue. Pode ocorrer em virtude de o paciente usar algum medicamento que altera a coagulação do sangue, possuir veias finas, delicadas, com muita pressão e da falta de boa compressão no local da punção. Se o hematoma ocorrer nas primeiras 24 horas após a coleta, utilize compressa de gelo e medicamento de uso tópico com açao antiinflamatória e analgésica. Após as 24 horas utilize bolsa quente com a mesma medicação.

15 - O esforço físico interfere nos exames laboratoriais?

Em alguns exames, sim. Após esforço físico, testes como LDH, CPK e Triglicérides terão valores diferentes daqueles que a pessoa realmente possui.


16 - Preciso fazer exames de sangue; posso ir ao banheiro para urinar?

Sim. Para exames de sangue não há necessidade de reter a urina

 

17 - Por que para os exames de hormônio recomenda-se realizá-los conforme ciclo menstrual?

Apenas os hormônios que sofrem flutuação na dependência do dia do ciclo menstrual, como o LH, FSH, estradiol e progesterona, é que necessitam ser feitos com esta recomendação.

 

18 - Por que o esforço físico interfere no exame Glicemia?

A glicemia reflete a quantidade de açúcar no sangue que, por sua vez, é uma fonte de energia de rápido aproveitamento pelo organismo. Sempre que o organismo precisar de mais energia - esforço físico, stress - ocorrerão alterações importantes nas velocidades de produção e consumo de açúcar. A maioria das vezes em que se faz dosagem de glicemia, queremos saber como está o nível basal, pois o valor de referência diz respeito a esta situação. Portanto, a pessoa deve estar o mais próximo possível desta condição.

 

19 - Posso ingerir café antes da coleta de sangue?

Não. O café, mesmo ingerido sem açúcar, pode interferir no resultado de exames porque a cafeína que ele contém causa liberação de hormônio.

 

20 - Por que quando se tira sangue para exame, às vezes o local fica roxo?

Porque ocorre extravasamento de sangue para fora da veia. Isto pode ocorrer em caso de veia fina, veia com fragilidade de parede, falta de compressão no local da punção e uso de medicamento que altera a coagulação do sangue, entre os quais a aspirina.

 

21 - Pode-se tomar remédio antes da coleta do exame?

Depende do remédio e de qual exame será feito. O ideal é realizar a coleta primeiro e em seguida tomar o medicamento.

 

22 - Pode-se fazer exame de sangue com gripe, resfriado ou febre?

Alguns exames são solicitados quando a pessoa está com gripe, resfriado ou febre justamente para avaliar o quadro clínico. Entretanto, em algumas situações, a doença pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por cautela, consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer o exame.

 

23 - Para retirar resultado do exame via Interntet basta acessar a página do laboratório?

Não. O acesso a resultados via Internet é através de senha que deve ser solicitada no ato do cadastro dos exames.

 

24 - Para alguns exames meu médico dispensa jejum e pelas instruções do Laboratório, é necessário. Qual orientação devo seguir? E por que esta diferença de informações?

Os exames laboratoriais refletem o estado fisiológico do indivíduo no momento da coleta da amostra. Para que o resultado possa auxiliar em alguma tomada de decisão, ele deve ser comparado a um valor ou intervalo de referência. Quando o resultado obtido estiver dentro do intervalo de referência, assume-se como normal; quando estiver fora, sugere alguma anormalidade. Mas não são apenas as doenças que causam estes desvios. Algumas variações consideradas fisiológicas podem resultar em valores aparentemente alterados. Uma das causas mais freqüentes é o fato do indivíduo não estar em condições comparáveis com as utilizadas para a definição do intervalo de referência, como por exemplo, sem o tempo de jejum adequado. A boa prática laboratorial recomenda que, para a maioria de exames de sangue, a coleta seja realizada após um período mínimo de quatro horas de jejum para o indivíduo adulto. Crianças e recém-nascidos devem ter este prazo reduzido ou até mesmo abolido, dependendo de cada situação clínica. Para cada exame, porém, pode haver necessidade de orientação específica. Desta forma, neste como em outros aspectos do atendimento médico, as regras não podem ser generalizadas e aplicadas rigorosamente. Cada paciente, cada exame e cada situação devem ter suas particularidades analisadas de forma a se obter o maior grau de confiabilidade dos resultados.

 

25 - Outra pessoa poderá retirar meus resultados sem comprovante e independente de qual exame tenha feito?

Não. Outra pessoa poderá retirar os resultados de alguns exames desde que apresente o comprovante. Alguns exames necessitam de sua autorização, dada no momento do cadastro do exame, para que outra pessoa possa retirar os resultados.

 

26 - Os coletadores da coleta externa são especializados em coleta infantil?

A equipe de coletadores está treinada para diversos tipos de coleta, porém, para crianças com menos de 02 anos de idade, recomendamos a coleta no laboratório, pois tanto o móvel utilizado quanto a iluminação da sala são mais adequados para coleta em crianças desta idade.

 

27 - O que é a dieta habitual exigida por certos exames?

É a que você costuma comer no seu dia-a-dia. Portanto, essa instrução significa apenas o seguinte: não mude a alimentação.

 

28 - No caso de exame de urina, tem que ser a primeira da manhã?

Somente se o seu médico solicitar. Se isso não acontecer, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, mas após permanecer 2 horas sem urinar para o exame Urina Rotina e 4 horas para o exame Cultura de Urina.

 

29 - Menstruação interfere nos exames?

Sim, mas apenas em alguns exames como, por exemplo, no exame de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida adotando-se dois cuidados: anti-sepsia da região genital e o uso de tampão vaginal para o sangue menstrual não se misturar à urina.

 

30 - Exames que pedem jejum têm que ser feitos sempre de manhã?

Não, somente alguns. Se o tempo de jejum estipulado for obedecido, alguns exames podem ser colhidos à tarde.

 

31 - Exame de sangue tem que ser sempre em jejum?

Não. Alguns exames, como o hemograma, pode ser feito após uma dieta leve. Já outros exames necessitam de 2 até 12 horas de jejum. O tempo de jejum varia de acordo com o exame.

 

 

32 - É prejudicial coletar sangue de criança várias vezes seguidas?

Não, desde que se tome o cuidado de se utilizar agulhas e tubos específicos para crianças a fim de que ocorra o menor trauma de punção possível e que se retire o mínimo de sangue necessário para a realização dos exames.

 

33 - E para colher o exame de fezes, a pessoa precisa estar em jejum?

Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para todos os tipos de exame de fezes.

 

34 - Dói colher sangue para exame?

Normalmente, não. Mas depende da sensibilidade de cada paciente e da destreza do atendente.

 

35 - Como tem que ser a alimentação para os resultados de triglicérides serem confiáveis?

Você deve manter a sua dieta habitual nos 5 dias que antecedem a realização do exame. É fundamental jejum de 12 a 14 horas para a coleta do sangue.

 

36 - Bebida alcoólica pode alterar resultados de exames?

Sim, especialmente o de enzimas hepáticas e triglicérides. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera da realização do exame é suficiente para elevar os níveis de triglicérides, por exemplo, falseando os resultados. Por isso, o ideal é ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica antes da realização do exame.

 

37 - Através do exame de Hemograma pode-se saber se está grávida?

Não. O exame para se saber se está grávida é um teste específico.

 

 

38 - A alimentação também interfere nos resultados de colesterol e triglicérides?

Sim, mas principalmente no de triglicérides. Por exemplo, uma pessoa com triglicérides elevados e que adota uma dieta rígida na véspera do exame terá um resultado falsamente baixo. Já alguém com triglicérides normais, mas que come uma feijoada no dia anterior, apresentará resultado falsamente alto.

 

39 - Posso fumar antes de fazer exame?

De jeito nenhum, se forem testes de agregação plaquetária, curva glicêmica ou exame ergométrico. Nesses casos, não fume no dia do exame.

 

40 - Posso colocar fezes na geladeira e entregar no dia seguinte?

Sim, menos para o Baerman. Este exame necessita de fezes recentes que não podem ser colocadas na geladeira.

 

41 - Preciso estar em jejum para colher o exame de fezes?

Não. E nem precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para todos tipos de exames de fezes. Para sua comodidade, é conveniente que o material seja colhido na sua casa, em frasco apropriado que é fornecido pelo Exame.

 

42 - A coleta da criança é feita com o mesmo material dos adultos?

Não, o Exame utiliza tubos menores e agulhas mais finas para as crianças.