Orientações Gerais

Não praticar exercícios físicos

Praticar atividades físicas antes da realização de exames pode alterar algumas análises laboratoriais, principalmente provas químicas. Por isso nenhuma atividade física deve ser realizada nas 12 horas que antecedem o exame.

 

Evitar fumar

O fumo pode interferir em algumas dosagens biológicas como catecolaminas, cortisol e outras. Portanto evite fumar antes da coleta de material.

 

Informe sobre o uso de medicamentos

Os remédios podem causar interferências nos exames laboratoriais. Porém NÃO deixe de tomar os medicamentos receitados pelo seu médico sem a autorização dele. Apenas informe ao atendente o nome do medicamento que está utilizando.

 

Relaxe

A ansiedade e o stress conduzem ao distúrbio no equilíbrio ácido-base aumentando o lactato sérico, entre outras substâncias. Mantenha-se calmo antes e durante a coleta do seu material, pois é um procedimento simples e será efetuado por profissionais treinados e experientes.

 

Não ingerir bebida alcoólica

Não faça a ingestão de bebida alcoólica nas 72 horas que antecedem a coleta do material, pois ele afeta as enzimas hepáticas, testes de coagulação, de lipídios e outros.

 

Faça jejum corretamente

O jejum recomendado é de 12 a 14 horas antes da coleta. O jejum prolongado além deste tempo pode interferir nos resultados. Lembre-se que em alguns casos o jejum NÃO é necessário. Na dúvida, entre em contato conosco.

Os exames laboratoriais, em sua maior parte, além de possuirem uma variação biológica diária, estão sujeitos a interferências como: Metodologia, atividade física, stress, alimentação, medicação, fatores ambientais e emocionais. Nenhum exame de forma isolada deve ser utilizado para diagnóstico. Para estabelecer um diagnóstico se faz necessário uma criteriosa correlação clínica com os exames complementais. Somente seu médico poderá fazê-lo corretamente.